5 Aldeias Históricas de beleza ímpar...

Caminhar por algumas cidades de Portugal é como vivenciar cenas de filmes que retratam séculos passados. As tradições estão presentes em várias construções, nas ruas, no modo com que as pessoas se comunicam e no comércio. E ao pensar nas Aldeias Históricas portuguesas, esses aspetos são ainda mais evidentes. Quer descobrir por qual motivo?

A Região Centro de Portugal concentra paisagens exuberantes e é a área em que  situam-se 12 Aldeias. São estas localidades que permitem o contacto imediato com a natureza, e isto ocorre por meio de caminhadas mata adentro, subidas e descidas por ruas estreitas, piqueniques em grupos e visitas a castelos e espaços culturalmente ricos.

Foto 5_Aldeias.jpg

Porta da famosa Aldeia de Sortelha

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso seduzem os turistas em razão de todas essas vantagens e esses atrativos, além de simbolizarem destinos seguros, de beleza campestre. Saiba mais sobre 5 destas Aldeias Históricas, localizadas a poucos quilómetros das Casas de Alpedrinha, e deixe-se cativar por cada sítio apresentado.

Foto 1_Aldeias.jpg

Belmonte

É no coração da Cova da Beira que fica Belmonte, a Aldeia em que nasceu Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil. Torna-se importante destacar que Belmonte também foi uma área que abrigou os judeus.  Nesta Vila, um passeio que vale ser explorado é o que passa pelo bairro de Marrocos, onde se constituiu a comunidade judaica daqueles que foram expulsos da Espanha.

Outros pontos de interesse são: Largo de São Tiago, Castelo de Belmonte, Capelas de Santo António e do Calvário, Cruz de Madeira de Pau-brasil, Panteão dos Cabrais, Praça da República, Museus dos Descobrimentos e do Azeite, Sinagoga Bet Eliahu e Museu Judaico.

Com uma área de cerca de 2265 m2, o Castelo de Belmonte encanta por suas janelas panorâmicas - uma de estilo manuelino - encontra-se aberto ao público.

Castelo Novo

Mais um destino quase obrigatório para os que se interessam por história. A Vila de Castelo Novo preserva contempláveis modelos de casas senhoriais e possui uma paisagem única, daquelas que se vê nas fotografias de livros dos tempos passados.

Os lugares que não pode deixar de ver são: a Praia Fluvial, banhada pelas águas da Ribeira de Alpreade; a Calçada da Ordem dos Templários; o Cabeço da Forca; a Casa da Lagariça; o Chafariz da Bica; os Antigos Paços do Concelho e Pelourinho; o Miradouro das Alminhas; a Galeria de Arte Manuela Justino e o Atelier Histórias Criativas.

Foto 2_Aldeias.jpg

Em Castelo Novo, a Praia Fluvial encontra-se na entrada da Aldeia, e é banhada pela Ribeira de Alpreade.

Foto 3_Aldeias.jpg

Idanha-a Velha

Localizada em um ambiente bucólico e especial, Idanha-a-Velha é uma pequena Aldeia que apresenta ruínas de importância arqueológica para o território português. Ergue-se onde existiu uma cidade de fundação romana (séc. I a.C.). Foi, ainda, ocupada pelos muçulmanos no séc. VIII e reconquistada pelos cristãos no séc. XII.

Os turistas que vão a Idanha-a-Velha poderão presenciar a cerca muralhada e a Porta Nova. E mais alguns espaços que deverão visitar são: a Sé Catedral, o Lagar de Varas, a Torre dos Templários, o Forno Comunitário, a Capela de São Dâmaso, a Capela de São Sebastião, o Pelourinho e a Igreja Matriz.

A Torre dos Templários, de Idanha-a-Velha, foi construída em meados do século XIII, como prova a inscrição datada de 1245.

Monsanto

Considera a aldeia mais portuguesa de Portugal, fica a cerca  de 25 Km de Idanha-a-Nova, sede do concelho. Monsanto está situada entre a Serra da Gardunha e o rio Ponsul. É um local muito antigo, pois documentos comprovam a presença humana na Aldeia desde o Paleolítico.

A Igreja Matriz, a Antiga Adega, a Porta de Santo António, a Gruta, a chamada Porta da Traição, a Casa do Guarda, a Torre de Menagem, a Casa dos Governadores e as sepulturas escavadas na rocha são apenas algumas das atrações que merecem um tempo dedicado à visitação.

Foto 4_Aldeias.jpg

É em Monsanto que se vê as irregularidades topográficas e os duros afloramentos e penedos graníticos do ponto chamado Gruta.

castelo de sortelha.jpg

Sortelha

Sortelha está localizada entre a Serra da Estrela e a Reserva Natural da Serra da Malcata. Reconhecida por sua feira medieval, intitulada "Muralhas com História", essa é uma Aldeia do concelho do Sabugal.

Nos dias de hoje, Sortelha conta com cerca de 450 habitantes, apenas um décimo do que tinha nos idos do século XIX. Apreciadores de história e turistas poderão encontrar 4 entradas para as muralhas, a Porta Nova, a Porta Falsa, a Porta da Vila (ou Porta do Concelho) e outra Porta Falsa junto ao Castelo. A Torre Sineira, A Igreja Matriz, a Antiga Casa da Câmara e Cadeia, a Cabeça da Velha e o Jardim do Anel formam o conjunto de outros pontos turísticos do local.

Vista do Castelo e da Aldeia de Sortelha, com suas edificações em pedra.

Encontre a altura ideal do ano e programe-se para realizar uma viagem diferente. Certamente, bons motivos não faltam para que o interior de Portugal seja desbravado por si!
Mais informações sobre as Aldeias Históricas podem ser encontradas AQUI.