Caminhos da Transumância: a movimentação
anual dos rebanhos transformada em festa...

O Festival dos Caminhos da Transumância, evento também conhecido como "Festival dos Chocalhos", celebra-se em Alpedrinha nos terceiros fins-de-semana do mês de Setembro, desde 2002. Apenas em 2020 a festa não foi realizada por conta da pandemia do coronavírus e a expectativa é que possa acontecer novamente em 2021.

A proposta central é relembrar a antiga tradição que se refere ao percurso sazonal de movimentação dos rebanhos da região. Uma forma de preservar, divulgar e valorizar o estilo de vida dos pastores ao mesmo tempo que proporciona ao público experiências únicas em termos de gastronomia, cultura e diversão.

caminhos da transumancia1.jpg

Passagem do rebanho pelas ruas da Vila em 2019.

Créditos: https://www.facebook.com/ChocalhosAlpedrinha

caminhos da transumancia2.jpg

As cores, a música e a alegria chamam a atenção de visitantes de todo o país e também do exterior. As atrações são variadas e envolvem espetáculos artísticos, exposição e comercialização de artesanato pastoril, assim como as dezenas de tasquinhas que fazem sucesso: destaque para os vinhos, queijos e pratos  tradicionais.

As raças de gado autóctone e os cães pastores, também são elementos fulcrais que simbolizam parte das festividades.

Os visitantes podem acompanhar todo o deslocamento dos rebanhos pelas Serras e também serem "pastores por um dia".

 

Os pastores vêm das mais diversas aldeias, junto de suas cabras e ovelhas, todos devidamente ornamentados, com acessórios coloridos e chocalhos.

As celebrações tomam conta das ruas de Alpedrinha durante o dia e também à noite, com shows de fogos, sons e luzes, além dos mais variados desfiles que retratam o moderno e o medieval - elementos cheios de história, fantasia e mistério.