As Festas

A Vila

Conhecida como a Sintra da Beira, a Vila de Alpedrinha ...

As Feiras vêm de longa data...

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Eu, Sancho, pela Graça de Deus, Rei de Portugal, filho do ilustre Rei D. Afonso e neto dos ilustríssimos Reis D Sancho, Rei de Portugal e de D. Afonso, Rei de Castela e Toledo, dou-vos aos povoados leigos e clérigos, presentes e futuros, de Castelo Mendo, esta Carta de Floral nas condições abaixo descritas.

(...) Mando também que se faça uma feira geral três vezes no ano, isto é, na Páscoa, na festa de S. João Baptista e na festa de S. Miguel, e cada uma das feiras dure 8 dias; e todos, quer o meu Reino, quer de outros Reinos vizinhos, venham e regressem seguros da feira e não sejam penhorados nem sejam molestados (...) in Floral de Castelo Mendo.

 

Das Feiras às Festas - assumem nomes ligados a momentos religiosos mas também à gastronomia e culturas locais.


O Centro de Portugal é sobejamente conhecidos pelas festas que trazem as gentes que vida levou para longe. O Agosto é o mês de eleição e de felicidade para o mercado da saudade, mas ao longo do ano encontrará por aqui eventos para viver e experienciar momentos únicos de divertimento local.

A Feira do Queijo, a Feira dos Enchidos e do Presunto, Sabores da Cereja, Sabores do Cogumelo, A Festa dos Chocalhos, do Anjo da Guarda...

Janeiro, Fevereiro e Março

Festa das Papas

É no mês de Janeiro que se celebra a a Festa das Papas, em honra de São Sebastião, na Póvoa de Atalaia, concelho do Fundão.

Festas da Região
Escolha e divirta-se em programas com história e alma.
As Casas

As Casas de Alpedrinha situam-se em plena encosta sul da Serra da Gardunha, área de paisagem protegida e de vistas deslumbrantes.

A Piscina

À semelhança das enumeras fontes e bicas da Vila, água da piscina de Alpedrinha é de qualidade reconhecida.

Feira do Queijo da Soalheira

Feira do Queijo da Soalheira, um evento que mostra os melhores queijos da região.

Festa da Cereja

 

Vermelhas, suculentas e apetitosas, as cerejas convidam todos à festa! Na aldeia serrana de Alcongosta produzem-se os preciosos rubis que dão cor e sabor a esta festa recheada de animação, gastronomia e artesanato

Abril, Maio, Junho

Julho, Agosto, Setembro

Outubro, Novembro, Dezembro

Festival dos Caminhos da Transumância

É no 3º fim de semana de Setembro e na Vila de Alpedrinha, que se realiza o Festival dos Caminhos e Rota da Transumância.

Neste evento enaltece-se o deslocamento sazonal de rebanhos e celebra-se a alegria ao som dos chocalhos, bombos e pífaros e a festa faz-se também ao sabor de produtos locais. Poderá acompanhar a deslocação do rebanho sendo pastor por um dia.
É um festival único no país, onde os habitantes da vila abrem as portas de suas casas, convidando todos a visitar e provar os seus produtos.

 

Feira de São Mateus

É no 3º fim de semana de Setembro e na Vila de Alpedrinha, que se realiza o Festival dos Caminhos e Rota da Transumância.

 

Venha sentir a pureza da Gardunha. Verifique a disponibilidade nas nossas Casas.

CONTACT

Quinta do Anjo da Guarda
6230-117 Alpedrinha 

 

FUNDÃO - PORTUGAL

 

t.:+351 926 620 419
t.:+351 275 035 400
E.:geral@casasdealpedrinha.com

  • Casas de Alpedrinha
i006570.png

RNET 7612