PISCINA DE ALPEDRINHA - UMA PISCINA COM HISTÓRIA




A Piscina de Alpedrinha, com implantação a meia encosta da Serra da Gardunha, foi das primeiras piscinas a surgir na Beira Baixa. Talvez a de maiores dimensões, com 5 metros de profundidade e 33 de comprimento, foi durante muitos anos a piscina de referência da região e onde muitos beirões aprenderam a nadar. Num domingo de calor intenso de Agosto chegava a ter 500 pessoas. 

1957 foi o ano da inauguração da Piscina de Alpedrinha. Desde então, no final do mês de Maio, a piscina começa a encher com água proveniente de nascentes da Serra da Gardunha. Eram precisos 1.500.000 litros de água e, dependendo da pluviosidade do ano, podiam ser necessários entre 10 a 20 dias para a encher. O processo mantém-se nos dias de hoje e, apesar das obras de renovação (concluídas em 2019) terem retirado 400.000 litros ao volume do tanque, a água fresca e pura continua a entrar e sair da Piscina, num processo de renovação continua. Foi também retirada a prancha mais alta (com 3 mts) que está exposta, como recordação, à entrada do Empreendimento de Turismo Rural CASAS DE ALPEDRINHA, onde se situa a Piscina.

Alpedrinha, conhecida como A Sintra da Beira (cognome dado à simpática vila de Alpedrinha por D. Leonor de Almeida (1750-1839), a marquesa de Alorna, quando ali esteve, quiçá em busca de recordações familiares, sempre teve vocação para turismo e lazer. Chegou a ter uma bela estalagem - A Estalagem de S. Jorge (o nome é em homenagem ao Cardeal de Alpedrinha D. Jorge da Costa) e duas majestosas casas de Turismo de Habitação (a casa do Barreiro e a casa da Comenda). Nos Verões dos anos 70’s e 80’s, os filhos da terra, regressavam sempre para as férias junto dos seus e amigos de infância e a Piscina constituía uma infraestrutura indispensável para colorir os verões de então.

Hoje em dia, a Piscina já não assume o protagonismo de outros tempos, surgiram outras piscinas públicas na região, e os promotores decidiram vocaciona-la, em grande medida, para os hóspedes que o Empreendimento passou a albergar. Sem esquecer aqueles tempos gloriosos, e de forma a preservar o legado histórico que carrega, o Empreendimento continua a aceitar Clientes não residentes mas de forma mais restrita, de forma a preservar a tranquilidade dos hóspedes. Onde outrora se estendia uma toalha, agora temos espreguiçadeiras e guarda-sois bem posicionados e que permitem uma utilização muito mais tranquila para quem quer ler um livro e desfrutar duma paisagem única que ainda hoje é de cortar a respiração. A Piscina passou também a fornecer um serviço de bar, com refeições leves (saladas, hambúrgueres, pizzas, tostas, gelados artesanais) para uso exclusivo dos utentes da Piscina.

Piscina de Alpedrinha -2019


Piscina de Alpedrinha - anos 70's



História em Destaque
News Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Acompanhe-nos
  • Casas de Alpedrinha

Venha sentir o ar  puro da Gardunha. Verifique a disponibilidade nas nossas Casas.

CONTACT

Quinta do Anjo da Guarda
6230-117 Alpedrinha 

 

FUNDÃO - PORTUGAL

 

t.:+351 926 620 419
t.:+351 275 035 400
E.:geral@casasdealpedrinha.com

  • Casas de Alpedrinha
i006570.png

RNET 7612